Título: Conferência busca fortalecer democracia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Nacional, p. A24

Inclusão de despossuídos é crucial para garantir governabilidade, diz Amorim

Os delegados de 108 países - incluindo 40 chanceleres - que participam na capital chilena da 3.ª Conferência da Comunidade das Democracias deram ontem os retoques finais no chamado Compromisso Ministerial de Santiago, no qual prometerão ampliar a cooperação para combater a pobreza, promover o desenvolvimento econômico e fortalecer as instituições democráticas a fim de garantir a governabilidade, adiantaram fontes da chancelaria chilena. "Fortalecer a governabilidade no mundo em desenvolvimento pressupõe incluir os despossuídos", assinalou o chanceler brasileiro, Celso Amorim. Ele advertiu que, na América Latina, "persistem as situações de instabilidade", lembrando que, "desde o ano 2000, cinco presidentes democráticos não puderam terminar seus mandatos por distintas razões".

A reunião começou na noite de quinta-feira e será encerrada hoje com a divulgação do Compromisso de Santiago. Segundo informes divulgados no encontro, 90 países têm sistemas democráticos, 50 vivem sob regimes ditatoriais e 40 estão em transição para a democracia. A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, declarou que as democracias precisam usar o poder de compartilhar ideais "para acelerar o movimento da democracia para mais lugares em todo o globo". Ela disse que as pessoas devem olhar para a tirania como olham para a escravidão: "Uma abominação moral que não pode sobreviver ao desejo natural de cada ser humano de uma vida de liberdade e dignidade." Condoleezza concluiu ontem sua visita ao Chile e foi para El Salvador, última escala de seu giro pela América Latina.

EQUADOR

Amorim seguiu ontem para Quito, onde avaliará a situação política depois da destituição, na semana passada, do presidente Lucio Gutiérrez pelo Congresso. Amorim deveria reunir-se ainda na noite de ontem com o novo presidente, Alfredo Palacio.