Título: México caça coiotes na fronteira
Autor: Juan Alberto Cedillo
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Metrópole, p. C6

Após prisão de 58 brasileiros, busca-se grupo que atravessa imigrantes ilegais Em uma operação que prendeu 58 imigrantes ilegais brasileiros, as autoridades do México conseguiram a pista de uma organização que leva essas pessoas para os Estados Unidos. Responsáveis do serviço de imigração e a polícia disseram que esse grupo de coiotes, pessoas que cobram para colocar os brasileiros nos EUA, age principalmente nos Estados mexicanos de Tamaulipas e Nuevo León, na fronteira com o Texas, norte do país.

Em 24 de abril, os 58 brasileiros foram detidos em Nuevo León em uma operação que permitiu localizar o "elo mexicano" da rede. O grupo tem ramificação nos EUA e nos países de origem dos ilegais.

As autoridades do México calculam que, entre 2004 e parte de 2005, cerca de 16 mil brasileiros foram detidos em Nuevo León, Tamaulipas e no Texas. No ano passado, o México deportou 4.822 brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Migração (INM) do país. Na sexta-feira da semana passada, a patrulha de fronteiras deteve 232 brasileiros na região de Valle, perto de McAllen, no Texas.

"Temos conhecimento de que uma quadrilha especializada no tráfico de brasileiros para os EUA atua na região", disse Luis Robles, diretor jurídico do INM.

A Procuradoria-Geral do mexicana está investigando essa organização, que cobra cerca de US$ 10 mil para levar os brasileiros para os EUA. Segundo a Procuradoria, muitos desses imigrantes levam documentos mexicanos falsos.

"Estamos no processo de investigação dos casos em que coiotes mexicanos atravessam os cidadãos brasileiros", disse a delegada do INM em Nuevo León, Irma María García Hinojosa.

As autoridades mexicanas têm feito operações em aeroportos, trens e estradas para deter os brasileiros. Segundo a delegada, os imigrantes chegam legalmente ao país, com passagem de ida e volta - eles apenas têm de preencher um formulário das autoridades alfandegárias, pois não é necessário visto de entrada no México. Para Hinojosa, é muito difícil um brasileiro denunciar um coiote, o que dificulta as investigações.