Título: TIM incorpora celulares da BrT
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Economia, p. B10

Alguns serviços começam a ser oferecidos hoje para os clientes, depois de acordo entre Telecom Italia e Opportunity Os clientes da Brasil Telecom GSM poderão usufruir, a partir de hoje, dos acordos nacionais e internacionais de roaming da TIM. Dessa forma, os celulares da Brasil Telecom, que funcionavam em apenas alguns Estados, poderão agora ser utilizados em todo o País e também no exterior, nos países em que a TIM tem acordo. A TIM incorporou a Brasil Telecom GSM, conforme anunciado anteontem pelas empresas. A Telecom Italia ainda espera negociar com o Citigroup e os fundos de pensão a compra da participação deles na Brasil Telecom, a exemplo do acordo feito anteontem com o Banco Opportunity, de Daniel Dantas. A informação é do presidente da Telecom Italia no Brasil, Paolo Dal Pino. "Já comunicamos que estamos prontos para negociar um acordo e comprar a parte deles", afirmou o executivo, depois de encontro com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira.

Ontem, os fundos se surpreenderam com a operação entre a empresa italiana e o Opportunity e circulou no mercado a informação de que poderiam tentar barrar o acordo. Dal Pino disse que o Citigroup e os fundos foram avisados do acordo "um minuto depois de ter informado aos órgãos competentes" e que não poderiam ser comunicados antes sobre compra de ações porque a Telecom Italia é uma empresa de capital aberto, com ações em Bolsa de Valores. "Se eu falo com os fundos também tenho de falar com o senhor Eduardo que está na rua e tem uma ação da Telecom Italia. Nós informamos a eles corretamente, no momento em que a operação estava para acontecer."

Segundo Dal Pino, quando o Citigroup e os fundos de pensão receberam a informação não fizeram comentários, apenas disseram que iriam avaliar a operação. "Nós fizemos esse acordo com o objetivo de criar valor para todos os acionistas." Ele lembrou que a Telecom Italia não se manifestou quando foi feito um acordo entre o Citigroup e os fundos, prevendo que se um deles vendesse ações da Brasil Telecom os outros deveriam vender também.

"Estamos dizendo há muito tempo que temos interesse em investir em telefonia fixa no País e em ter um grupo integrado entre fixo e móvel", afirmou. "Temos dito também que a Telecom Italia quer defender um investimento que fez de US$ 700 milhões na Brasil Telecom, que foi prejudicado por todas as brigas que aconteceram nos anos passados."

Ele explicou que o acordo com o Opportunity prevê que o banco receba os 341 milhões pela venda das ações no prazo de dois anos, ou antes disso se a Telecom Italia conseguir comprar também a participação do Citigroup e dos fundos. "Isso significa que nossa operação foi feita com a intenção de comprar também a participação do Citi e dos fundos. Ligamos a compra das ações de Dantas à compra das ações do Citi. Se isso não acontecer, não compramos as ações de Dantas nos próximos dois anos, compramos depois."

LIMITES

Em entrevista à agência Dow Jones, a presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, disse que a empresa será beneficiada pelo acordo assinado na quinta-feira, que encerrou a disputa com a Telecom Italia, um de seus maiores acionistas. Na visão da executiva, a batalha entre a Telecom Italia e o Banco Opportunity pelo controle da Brasil Telecom foi "além dos limites" da disputa comercial e a companhia estava sofrendo com isso.

Para Carla, o acordo deve resultar num ambiente estável para a Brasil Telecom, reduzindo as incertezas entre os acionistas e funcionários. O aspecto mais problemático era que os dois lados não sabiam o que ia acontecer, acrescentou a executiva. Além disso, o prazo final estabelecido pela Anatel para se resolver a questão de sobreposição de licenças no setor de telefonia móvel, 19 de julho, estava se aproximando. A Telecom Italia e a Brasil Telecom possuem licença para telefonia móvel na mesma área de operação, o que não é permitido pelas regras do setor.

Em sua avaliação, a Brasil Telecom vai se beneficiar da receita extra referente aos serviços de telefonia de longa distância da TIM. No lado da telefonia móvel, os custos operacionais da Brasil Telecom e planos de investimentos também seriam menores com a TIM assumindo a administração. A parceria com a TIM também deve fortalecer a movimentação da Brasil Telecom no mercado corporativo em cidades fora do seu núcleo regional de operações, localizado no Sul e Centro Oeste do Brasil.