Título: CVM pede explicações sobre negócio
Autor: Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Economia, p. B11

Brasil Telecom terá de dar detalhes da transação com o Opportunity; Comissão quer proteger os acionistas minoritários A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está insatisfeita com a forma como as informações envolvendo os controladores da Brasil Telecom estão sendo divulgadas ao mercado financeiro. O presidente da autarquia, Marcelo Trindade, alertou que vai agir para garantir que os acionistas minoritários não sejam prejudicados e tenham acesso à informações de forma adequada. Ontem mesmo a CVM determinou que a empresa publique fato relevante explicando a operação. Pelas regras do mercado, uma das possibilidades da autarquia é abrir inquérito administrativo para apurar o caso. Trindade lembrou que o anúncio de venda da participação acionária do Opportunity na BrT para a Telecom Italia foi feito durante o horário de negociação da Bolsa de Valores de São Paulo. "O anúncio foi feito com o pregão aberto, às 4 h da tarde. Vamos agir para garantir que os minoritários tenham acesso a todas as informações de forma adequada", disse Trindade, que participou ontem do Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro.

Esta não é a primeira reclamação da CVM em relação à divulgação de informações no caso BrT. Quarta-feira, a autarquia publicou nota sobre um ofício encaminhado à empresas do Grupo Opportunity. No texto, o órgão solicitou a divulgação imediata ao mercado dos termos de um acordo firmado com o Citigroup e reclamou do vazamento de informações à imprensa por executivos ligados às negociações.

Mas, à tarde, os acionistas minoritários da Brasil Telecom tiveram outra surpresa desagradável ao não conseguirem participar de uma Assembléia Geral Extraordinária da companhia realizada em Brasília.

Segundo fontes do mercado, representantes dos minoritários e de fundos que compõem o bloco de controle da operadora tiveram dificuldades em participar do evento porque pessoas ligadas ao Opportunity exigiram uma série de documentos, atrasando em mais de meia hora a entrada deles na sala da assembléia.

Os executivos, que chegaram perto de 13h30, só conseguiram entrar no recinto às 14h05, quando a AGE já havia sido encerrada. A reunião, que durou apenas 5 minutos, aprovou as contas da Brasil Telecom do primeiro trimestre e ainda elegeu 6 conselheiros: 4 ligados ao Grupo Opportunity e 2 ligados à Telecom Italia. Segundo as fontes, os minoritários que não puderam participar do evento ficaram revoltados e devem entrar com uma reclamação na CVM.

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, apresentou um protesto contra as contas da administração da Brasil Telecom, na AGE. Diversos acionistas votaram contra a nova redação do artigo 5.º do estatuto social, que visa a refletir o valor consolidado do capital após o aumento aprovado no final de março. Entre os investidores que votaram contra estavam o State Street Emerging Markets, Brazil MSCI Emerging Markets, IBM Tax Deferred Savings Plan e The California State Teachers Retirement System.