Título: 'Melhor lugar para consertar o Brasil é mesa de bar'
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2005, Nacional, p. A5

O presidente em exercício, José Alencar (PL), disse ontem que "não há lugar melhor para consertar o Brasil do que uma mesa de bar". A afirmação foi feita de improviso, como faz às vezes o titular do cargo, na solenidade de conclusão da restauração do Terminal Marítimo de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. "Quando chegamos, vi um barzinho com umas mesas e umas cadeiras, e algumas pessoas tomando uma cerveja. Pensei: eu era feliz e não sabia", disse. "Minha vontade era atravessar aquela porta e sentar ali, porque acredito que alguns deles estavam ali consertando o Brasil. Não há lugar melhor para consertar o Brasil do que uma mesa de bar."

Mais tarde, tentou explicar o que quis dizer com "consertar o Brasil": "É aquele ideal de que temos que fazer isso, temos que fazer aquilo, esse governo está bobeando. A gente fazia isso com idealismo, mas tomando uma cervejinha, que ninguém é de ferro."

A obra no terminal custou R$ 700 mil - recursos do BID e pelo Ministério da Cultura. A idéia, diz Alencar, é reativar o "Mercosul cultural": "São Francisco está a meio caminho entre Buenos Aires e São Paulo."