Título: Gasto com publicidade subiu 40,5% em 2004
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Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2005, Nacional, p. A8

Despesas do governo federal com anúncios na mídia totalizaram R$ 867,1 milhões

BRASÍLIA-Relatório divulgado pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom) mostra aumento de 40,5% nos gastos em contratos de mídia de 2003 para 2004. No ano passado, as despesas com anúncios em TV, jornal, rádio, revista, outdoor e internet totalizaram R$ 867,1 milhões. O governo avalia que a disparada dos gastos foi impulsionada pelos negócios e transações das estatais e bancos federais que, na disputa por mercado, decidiram aumentar em R$ 185 milhões a despesa anual com mídia. O meio televisão foi o que mais recebeu dinheiro do governo em anúncios em 2004 (R$ 510,6 milhões), à frente de jornal (R$ 107,9 milhões), rádio (R$ 89 milhões), revista (R$ 85 milhões), outdoor (R$ 16 milhões) e internet (R$ 11 milhões). Outros meios de comunicação de massa receberam total de R$ 46 milhões.

Pelos dados apresentados, a Secom, que cuida da imagem do Palácio do Planalto, foi o órgão que mais gastou em mídia em 2004 (R$ 97 milhões), seguido do Ministério da Saúde (R$ 66,5 milhões), Furnas (R$ 13 milhões), Eletronorte (R$ 6,2 milhões) e Embratur (R$ 6 milhões). A Secom argumenta que, além das peças da Presidência, fez campanhas voltadas, por exemplo, para os beneficiários do INSS, quilombolas e mulheres. Também teria tido impacto o aumento das despesas de mídia de instituições como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que não têm, por questões jurídicas, números explicitados nas tabelas divulgadas. Os bancos federais conseguiram em 2004 aumento no número de clientes e créditos concedidos.

O valor global gasto em mídia em 2004 é o segundo maior desde 1998, quando o governo passou a fazer esse tipo de levantamento de despesa. O recorde de gasto continua sendo o de 2001, no governo Fernando Henrique, quando consumiu R$ 881,5 milhões.

O subsecretário de Publicidade da Secom, Caio Barsotti, observa que o gasto em mídia nos dois primeiros anos de mandato de Lula foi de R$ 1,484 milhão, valor próximo ao do mesmo período do governo FHC, de R$ 1,483 milhão.

Barsotti diz que, este ano, possível aumento de gasto vai "depender" da movimentação e dos negócios das estatais. Até porque o orçamento de boa parte dos ministérios sofreu contingenciamento.