Título: Supermercados oferecem o 2.º produto quase de graça
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2005, Economia, p. B3

Grandes redes de hipermercados declararam guerra de promoções neste mês, tradicionalmente fraco em vendas. A novidade é que desta vez o foco das campanhas não é o preço baixo simplesmente. Elas tentam fisgar o consumidor com produtos adicionais, praticamente dados ao cliente mediante um pagamento simbólico. No caso da rede de hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, basta desembolsar R$ 0,01 a mais para levar para casa o segundo produto. No Carrefour, o produto-brinde tem 99% de desconto. As duas redes informam que as promoções já tinham sido negociadas previamente com as indústrias e que não se trata de desova de estoques indesejados. Coincidência ou não, uma pesquisa divulgada esta semana mostra que aumentou o número de empresas do setor industrial com estoques considerados excessivos. De acordo com a prévia da Sondagem Conjuntural da Fundação Getúlio Vargas (FGV) da Indústria de Transformação, 9% das empresas estão com estoques excessivos neste trimestre, praticamente o dobro do registrado entre janeiro e março de 2004 (5%).

No primeiro bimestre, as vendas dos supermercados paulistas acumularam alta de 7,5% em relação a igual período de 2004, descontada a inflação, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em março os negócios foram muito bons por causa da Páscoa, mas houve uma desaceleração no ritmo de crescimento este mês, observa o presidente da Apas, Sussumu Honda.

"Abril costuma ser um mês morto se não fizermos nada", diz o diretor da rede Extra Luiz Carlos Costa.

A campanha de R$ 0,01 deu bons resultados em 2004. No ano passado, chegou-se a registrar crescimento de vendas de até 1.211% num determinado tipo de biscoito em que o consumidor levava o 3.º pacote para casa desembolsando R$ 0,01. Neste ano, a promoção envolveu cerca de mil itens, 20% a mais do que em 2004.

Costa explica que o custo da promoção é compartilhado entre o varejo e a indústria. E o resultado na ampliação do volume de vendas mais do que compensa os gastos das duas partes. Ele diz que cresceu também em 20% de um ano para o outro o número de fornecedores envolvidos na promoção. De acordo com o executivo, a promoção do R$ 0,01 foi uma invenção do Extra.

O Carrefour, vice-líder do setor de supermercados, foi outro hipermercado que reforçou a artilharia de promoções para este mês. Neste fim de semana, nas lojas de São Paulo e Goiânia, o cliente compra um produto e tem 99% des desconto num segundo item que faz parte da lista de promoção. Quem compra um televisor de determinada marca e modelo, por exemplo, tem direito de adquirir um rádio de modelo e marca especificados com desconto de 99%.