Título: 'Há muita fumaça em tudo isso', diz Amorim
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Nacional, p. A4

Chanceler diz em Paris que o Brasil 'não quer assumir a liderança' e que relações com Kirchner estão boas

O ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, disse ontem em Paris que "o Brasil não pretende assumir nenhum papel de liderança" (na América do Sul) e referiu-se às notícias do jornal El Clarín, comentando que "tem muita fumaça em tudo isso". Em entrevista na qual falou de seus encontros em Paris - ele se reúne hoje com membros do G-20 -, o chanceler procurou amenizar o impacto do episódio, dizendo que "há muita matéria para a mídia, mas nada que nos preocupe". A seguir, os principais trechos da entrevista: O jornal El Clarín diz que Kirchner está cansado dos obstáculos criados pelo Brasil...

A única notícia sobre a Argentina que li hoje foi a confirmação da ida (de Kirchner) à cúpula dos países árabes. Achei muito positiva. Kirchner é citado no Clarín?

Não...

Então vamos deixar de especulação. (...) Temos tido uma relação muito boa com a Argentina. Há momentos em que podemos até ter abordagens diferentes em relação a determinados temas. Mas, no essencial, as posições são muito semelhantes, têm sido muito bem coordenadas. (...) O que sabemos é que apoiamos as causas argentinas. Por exemplo, causou-nos incômodo ver um mapa da União Européia que colocou as Malvinas como parte da UE. Vemos muito mais pontos de contato do que pontos de atrito. Vamos ver como a América do Sul como um todo poderá reagir a isto. Sempre buscamos uma solução pacífica para a questão. Nós vemos muito mais pontos de contato do que de atrito.

E a respeito de o Brasil querer assumir um papel de liderança na América do Sul...

O Brasil não pretende assumir nenhum papel de liderança. O Brasil não pode deixar de fazer as coisas que tem de fazer, no interesse dele, Brasil, sem ofender ninguém, e no interesse da própria região, dos países da América do Sul. Tudo tem de ser feito em estreita consulta com a Argentina e com outros países sul-americanos. Acho que há muita fumaça em tudo isso.