Título: Presidente diz que liderança regional é obrigação do Brasil
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Nacional, p. A5

Presidente atribui vitórias na OMC à busca da unidade do País com as demais economias em desenvolvimento No programa de rádio Café Com o Presidente que foi ao ar ontem, o presidente Lula defendeu a integração da América do Sul, sob a liderança do Brasil, para diminuir a dependência de Estados Unidos e União Européia. Ele atribuiu as últimas vitórias do País na OMC - os casos da carne de frango salgada, do algodão e do açúcar - à busca da "unidade" do Brasil com outras economias em desenvolvimento e ao "princípio de que a união faz a força". "Alguém poderia perguntar: mas vocês querem brigar com EUA e UE? Não. Não queremos brigar porque são dois parceiros extremamente importantes para nós", disse. "Mas não queremos ficar dependentes deles. Queremos negociar com mais autonomia, defendendo os interesses soberanos do Brasil. E, graças a Deus, estamos conseguindo isso."

Há uma semana, Lula se gabara de ter retirado a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) da pauta do governo. Ele também está ciente da falta de empenho da UE em retomar a discussão com o Mercosul. Na sua opinião, a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações seria a iniciativa básica para a redução da dependência do Brasil em relação a seus maiores parceiros comerciais. Lula avalia que, por ter a maior economia, maior população e o maior potencial científico e tecnológico, o Brasil tem a "obrigação" de oferecer condições para o crescimento econômico dos países vizinhos.

O Café com o Presidente levado ao ar ontem pela Radiobrás foi gravado entre março e abril, segundo a estatal. Portanto, estava pronto antes desta crise com a Argentina e antes da visita da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. Diretor de jornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez, disse que por questões de agenda Lula não gravou no fim de semana. Ele costuma gravar o programa sexta-feira ou sábado.