Título: Pela reeleição de Lula, PT veta disputa nos Estados
Autor: Arthur Guimarães
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Nacional, p. A7

A Executiva Nacional do PT decidiu ontem, por unanimidade, vetar o debate eleitoral nos Estados para não prejudicar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Faremos um movimento para que as pretensões eleitorais não ocupem a agenda do partido, ficando claro que a prioridade é a reeleição do presidente Lula", avisou o presidente do partido, José Genoino, ao final do encontro que reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, na sede da legenda, em São Paulo. Pela resolução da Executiva, que será submetida ao Diretório Nacional da sigla - instância máxima do PT e que se reúne na capital nos próximos dias 21 e 22 -, estão proibidos nos Estados quaisquer ações para escolha de candidatos, com ou sem a necessidade de realização de prévias internas, e debates para composição de alianças. "Depois do PED (Processo de Eleição Direta), no qual será escolhido o novo presidente do PT, em setembro, conversaremos", insistiu Genoino.

A ordem dada ontem foi clara. Os pré-candidatos podem realizar movimentos separadamente e trabalhar seus nomes junto aos eleitores. Mas as polêmicas e os embates internos têm de ficar de fora. "Fogo amigo queima mais porque é perto", observou Genoino. Da reunião de ontem, participaram também presidentes de diretórios do PT de 20 Estados, que ouviram de Genoino a necessidade de evitar, neste momento, o que ele chama de "estresse pré-eleitoral".

De olho na reeleição do presidente Lula, o PT também deverá abrir mão de encabeçar chapas nos Estados onde o partido não estiver bem avaliado.