Título: Candidato a 2.º mandato, Genoino vê base esgarçada
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Nacional, p. A4

Depois de dois dias de reunião, os petistas do campo majoritário lançaram ontem, por aclamação, a candidatura do presidente do PT, José Genoino, a um segundo mandato, no biênio 2006-2008. "É o momento de religar as bases do partido, que estão esgarçadas", admitiu. "A eleição direta no PT vai ser o momento para retomar o diálogo com os militantes e os movimentos sociais." Genoino deverá disputar a eleição com pelo menos outros dois adversários da chamada "esquerda" petista: Valter Pomar e Raul Pont. O PT tem hoje 830 mil filiados que podem votar e a escolha está marcada para 18 de setembro. É nessa etapa que os moderados porão à prova o documento "Bases de um Projeto para o Brasil". A chapa vencedora ganha o embate pelos rumos do PT com sua tese, que se transforma em "guia" do encontro nacional, em dezembro.

Até agora, apenas uma emenda foi apresentada ao texto aprovado no sábado pelo campo majoritário. De autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), defende a inclusão da renda básica de cidadania no ideário do partido.

Feliz com o resultado da reunião, Genoino disse que o PT nunca concebeu seu programa como "cláusula pétrea" e não vê contradição no caminho percorrido pela sigla e sua nova visão - definida por ele como "reformista" -, desde que assumiu o poder. "O meu maior desafio é unir o PT", confessou. "É muito difícil administrar com divisões na tropa."

Uma das maiores preocupações do governo e da cúpula petista é com a queda-de-braço em São Paulo. No maior colégio eleitoral, o PT tem três pré-candidatos ao governo: a ex-prefeita Marta Suplicy, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, e João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara. Genoino disse que pretende "trabalhar duro" para que a disputa interna não termine em prévia nem frature mais o partido. "Queremos um acordo entre os três."