Título: Casamento foi um sucesso, mas maioria prefere William no trono
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Internacional, p. A12

Pesquisas divulgadas ontem pelos jornais The Sunday Times e The Guardian indicaram ontem, ambas, que mais de 60% dos britânicos aprovaram o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker-Bowles, mas 58%, segundo o Times, e 60%, de acordo com o Guardian, disseram preferir ver o príncipe William como o próximo rei. Após a cerimônia da véspera, Charles e Camilla foram ontem a uma missa na igreja de Aberdeenshire, na Escócia, onde passam lua-de-mel e devem permanecer até a semana que vem. O casal foi recebido com aplausos por cerca de cem pessoas que desafiaram o mau tempo para esperá-lo.

Charles usava um kilt (a saia masculina escocesa) e Camilla estava com chapéu e casaco de cor morango, ao estilo da realeza britânica.

Assessores de Charles esperam que o casamento aumente a simpatia dos britânicos a Camilla, considerada a responsável pelo fracasso do casamento do príncipe com Diana. O secretário de Charles, Paddy Harverson, afirmou que o apoio a Camilla crescerá "nos próximos meses, quando as pessoas virem a duquesa da Cornualha como uma mulher com os pés no chão e amável".

Até os normalmente ácidos tablóides britânicos deram ontem uma trégua a Camilla, apesar de lamentarem o fato de o casal não ter se beijado em público. Todos os jornais destacaram a elegância da noiva e as palavras mais calorosas da rainha Elizabeth II - após longo período de oposição ao romance - na recepção no Castelo de Windsor.

The Sunday Telegraph, o mais monárquico de todos os jornais considerados sérios, destacou que a rainha deu finalmente sua aprovação ao casamento ao dizer ao filho durante o banquete que ele estava "a salvo com a mulher que ama".

Quase 8 milhões de britânicos acompanharam o casamento pela TV, informou a emissora BBC, encarregada de gerar as imagens do evento. No momento em que estava previsto o início da cerimônia civil na Prefeitura de Windsor, o Canal 1 da BBC registrou audiência de 7,6 milhões de espectadores, o que equivale a 53% da audiência total.