Título: Severino decide demitir 74 que seriam ligados a João Paulo
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Nacional, p. A5

BRASÍLIA-O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), decidiu demitir 74 funcionários identificados pela presidência da Casa como ligados ao ex-presidente João Paulo Cunha (PT-SP). Severino transferiu do setor administrativo para o seu próprio gabinete o banco de dados dos Cargos de Natureza Especial, os chamados CNEs, que podem ser preenchidos sem concurso público. Ontem, o ex-presidente João Paulo reagiu indignado. "Não tenho nenhum cargo. Ele demite quem quiser", disse, ao afirmar ainda que o presidente da Câmara deveria mostrar os nomes dos servidores que seriam ligados a ele. Segundo João Paulo, dos oito diretores que nomeou, apenas a diretora da TV Câmara, Sueli Navarro, foi mantida por Severino.

O Estado revelou há três semanas que Severino havia começado a substituir funcionários do quadro técnico e servidores que exercem função de direção para atender indicações políticas de deputados que o apoiaram na eleição. Os cargos administrativos passaram a ser de interesse dos deputados depois de preenchidas as nomeações para os cargos na área política, distribuídos nas lideranças partidárias, nas comissões permanentes e temporárias e nos gabinetes de membros da Mesa, locais onde os parlamentares costumam contratar pessoas consideradas de sua confiança.

Na Câmara há cerca de 800 cargos de livre nomeação, mas, como eles podem ser divididos, atualmente 2.200 servidores ocupam esse tipo de cargo. Desse total, 100 CNEs são destinados à parte administrativa da Casa e estão ocupados, em sua maioria, por profissionais especializados que foram retirados de empresas do setor privado e também para atender serviços que foram criados enquanto não se realiza concurso público para o preenchimento das vagas. O maior CNE tem um salário em torno de R$ 7 mil.