Título: Em missa, arcebispo de Roma tenta abafar rumores
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Vida &, p. A14

O arcebispo de Roma, Camillo Ruini, um dos principais cardeais no Vaticano hoje e cotado entre os favoritos para ocupar o trono de Pedro, pediu paciência aos fiéis e que os católicos contenham sua curiosidade para deixar que Deus faça seu trabalho na escolha do novo papa. Falando na Basílica de São Pedro, ele presidiu a segunda missa no período de nove dias estabelecido após o enterro de João Paulo II para o luto e defendeu uma Igreja que não seja nem "desconfiada nem tímida". Para ele, o homem é o caminho da Igreja. A mensagem foi uma tentativa de abafar especulações de quem poderia ser o novo papa definido pelo conclave a partir do dia 18. O recado de Ruini a uma basílica lotada e a mais de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro ocorreu um dia depois que o Vaticano anunciou não falar mais sobre a eleição à imprensa. O pacto de silêncio entre os cardeais despertou a desconfiança de que o entendimento entre eles não será fácil.

"Não vamos ficar inutilmente e muito humanamente curiosos para saber quem será ele (o novo papa) antes do tempo. Em vez disso, temos de estar prontos para recebê-lo em nossas orações, em nossa confiança e em nosso amor àquele que o Senhor queira nos dar", afirmou Ruini.

Cotado como um dos favoritos, Ruini ainda detalhou que tipo de Igreja gostaria de ver no futuro. Para ele, não deve ser tímida e que "arda do amor de Cristo para a salvação de cada homem". Como não se pode haver campanha nem menção dos supostos candidatos, a imprensa e os vaticanistas observam com atenção cada uma das palavras ditas pelos cardeais nas missas desta semana para tentar identificar qual a avaliação de cada um dos religiosos e quais posturas adotarão durante o conclave.