Título: Há 23 anos no poder, Paul Biya vai ficar mais 7
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Nacional, p. A6

O presidente Paul Biya comanda a República de Camarões há 23 anos. Acusado de ditador, Biya desagrada principalmente a parte da população camaronesa que fala inglês. Nas últimas eleições, que aconteceram em outubro do ano passado, Biya obteve 75% dos votos, conquistando mais um mandato de sete anos. A oposição alegou que houve fraude, porém não conseguiu anular a eleição.

A reputação internacional de Biya não é das melhores. Uma comissão formada por representantes da ONU e da Anistia Internacional constatou a prática da tortura em Camarões. O país também encabeça as listas sobre corrupção no mundo.

Biya nasceu em 1933, em uma vila colonizada pelos franceses. Formou-se no curso de Relações Internacionais, em Paris, e conseguiu o cargo de primeiro ministro em 1975, sob o comando do presidente Ahmadou Ahidjo. Em 1982, quando Ahidjo renunciou, Biya tomou seu posto e não largou mais - alternando momentos de maior e menor repressão. Sua política externa deu continuidade à do antecessor, mantendo a moderação e a aproximação com o Ocidente.