Título: Oposição ainda cobra explicações
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Nacional, p. A5

Só a defesa de Romero Jucá feita pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu, não bastou. Os líderes da oposição querem que o próprio presidente Lula se manifeste sobre as denúncias de corrupção e uso indevido de empréstimo oficial e verbas públicas que pesam sobre o ministro da Previdência. "Não vou pedir a cabeça de ninguém. Está na hora de o presidente explicar isto", diz o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), antecipando a cobrança que fará da tribuna esta semana. Enquanto a oposição procura enredar Lula nas denúncias, aliados temem que a defesa do governo não chegue a tempo de salvar o ministro da Previdência. "O governo não pode defenestrar o Jucá, como vem fazendo, porque a própria Constituição diz que todos são inocentes, até prova em contrário", protesta o líder do PP na Câmara, José Janene (PR), ao salientar que prova em contrário é processo transitado e julgado.

O padrinho da indicação de Jucá foi o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vem fazendo a defesa do ministro.

"Não é mais o Jucá que tem que explicar coisa alguma", insiste Goldman. "Ou o presidente sabia das denúncias, e se omitiu em relação a elas, ou é alienado e não sabe o que ser passa. O povo brasileiro que ter essa explicação."