Título: 'Jucá tem a confiança do presidente'
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Nacional, p. A5

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, anunciou novo voto de confiança no ministro da Previdência, Romero Jucá, apesar da lista de denúncias contra ele ter sido ampliada no sábado com a acusação de que usou recursos públicos em sua última campanha ao Senado. Dirceu disse que o governo não pode afastar ministro do cargo baseado em denúncias ou pedido de investigação. Segundo ele, Jucá está prestando contas ao Ministério Público e à sociedade. "Ele tem a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva." Dirceu explicou que, quando o ministro da Previdência foi nomeado, o governo tinha consciência de que havia "litígio judicial com relação ao Basa (Banco da Amazônia) e um inquérito na Polícia Federal". "Ele apresentou para o governo antes de ser nomeado que estas questões existiam", disse Dirceu. "Tudo o que foi analisado pela área jurídica e civil do governo não encontrou nenhuma razão para ele não ser indicado", complementou o ministro.

O chefe da Casa Civil disse que não havia tomado conhecimento de notícia publicada pela revista Época do fim de semana, com novas denúncias contra o ministro Jucá. A reportagem informa que o Ministério Público de Roraima estaria investigando suposta utilização de funcionários de um cooperativa da cidade, contratada pela prefeita Tereza Jucá - mulher de Jucá -, na campanha dele ao Senado.

CONSTITUIÇÃO

Dirceu comentou que o ministro e a prefeita "vão responder" sobre o assunto. "No Brasil, ou adotamos que todo mundo é inocente até prova em contrário ou mudamos a Constituição e todo mundo passa a ser culpado até prova em contrário."

Em seguida, o ministro citou o caso do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o presidente do BC por suposto envolvimento em evasão de divisas e crime eleitoral. "É preciso ver se há consistência nas denúncias", afirmou Dirceu, citando que o papel do MP é denunciar e cabe à Justiça julgar.