Título: 'O povo é que decide¿ diz Lula sobre idéia de reeleição
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Nacional, p. A11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que vai dedicar 2006, justamente o ano eleitoral, para viagens pelo Brasil, mas evitou dizer se vai disputar a reeleição. "Eu não posso. O povo é que decide", respondeu a um jornalista que insistia em saber se ele precisaria de novo mandato para concluir suas viagens ao exterior. Lula disse que continuará viajando a outros países para ampliar o comércio brasileiro. Lembrou que na campanha prometeu criar uma secretaria nacional de comércio exterior, pois queria ser um "mascate" no governo. "Tenho feito isso através dos ministérios, participando de feiras e encontros. Temos convencido nossos empresários a viajarem. E é isso que estamos fazendo", explicou.

"Vamos continuar fazendo isso porque o Brasil já foi descoberto, mas precisamos agora descobrir os outros", disse. "Não podemos ficar esperando que as pessoas apareçam no Brasil para comprar. Temos de viajar para vender."

Lula fez as declarações em entrevista sobre sua viagem a África depois de reunião com o presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo. Ele confirmou a visita ao Japão e à Coréia para maio, à Escócia e a Paris em julho, e contou que pretende ir ainda este ano à Rússia (a previsão é outubro) e à Itália, para discutir comércio e política.

"Depois disso pretendo me dedicar a viajar mais pelo Brasil." E acrescentou: "O mundo globalizado já não depende muito da relação dos países ricos com os pobres. As relações comerciais com os EUA e União Européia, embora sejam extremamente importantes, não têm o peso que tinham dez anos atrás. Hoje nossa relação é mais plural. Ela se dá fortemente com os países em desenvolvimento como a China e a América do Sul, África e o Oriente Médio."

O chanceler Celso Amorim fez questão de corrigir o repórter quando ele disse que Lula ainda tem um ano e meio de mandato e pretensões de visitar vários países. "Ele tirou dois meses", rebateu.