Título: Reajustes no setor ficam acima da inflação
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2005, Economia, p. B1

Produtos que têm o aço como insumo tiveram aumentos muito superiores a 7,6%, valor registrado pelo índice oficial, o IPCA

Pesquisa de preços do IBGE feita em 2004 mostra que os reajustes de preços dos produtos siderúrgicos produziram um impacto significativo no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação. "Todos os grupos de produtos subiram mais do que a inflação do período", explicou Eulina Nunes, gerente do sistema de índice do IBGE e responsável pela apuração do IPCA. Segundo ela, enquanto a inflação do período foi de 7,60%, os produtos que têm o aço como insumo tiveram aumentos muito superiores: reparos (que incluem ferragens, material elétrico, ferramentas) subiram 14,88%; eletrodomésticos, 9,62%; automóveis novos, 13,65%; carros usados, 12,37%; e acessórios e peças, 19,50%. "Não há dúvida de que os aumentos dos produtos siderúrgicos produziram essa alta generalizada. No primeiro trimestre, o comportamento foi diferente, bem mais calmo."

Os veículos zero quilômetro subiram 0,31% em março, frente a 0,22% em fevereiro. O grupo de acessórios e peças automotivas também manteve-se acomodado: elevou-se em 0,57% em fevereiro e 0,36% em março. O setor que elevou mais foi o de eletrodomésticos. Os produtos dessa indústria, que recebe grande influência da linha branca - grande consumidora de aços planos -, aumentaram em 0,92% em março, ante 1,46% em fevereiro.

De acordo com Eulina, há duas hipóteses para o fato de os produtos terem subido pouco no primeiro trimestre: os repasses já foram feitos ou a indústria recolheu parte do reajuste por não ter condições de repassá-los. "Acho que essa é a hipótese mais provável", afirma. Se houver repasses por parte das siderúrgicas, pode haver um novo ciclo de aumentos que refletirão no IPCA.

Esse impacto é importante para a economia. Vale lembrar que o Banco Central calibra a política de juros a partir do comportamento do IPCA. O centro da meta de inflação para 2005 é de 5,1%. "Em 12 meses (findos em março), o IPCA acumulado é de 7,54%", afirma Eulina. Um novo ciclo de aumento do aço pode afastar o índice da meta. E o resultado disso pode ser mais juros. A.B.