Título: PEQUIM fortalece o Exército
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Internacional, p. A14

Uma modernização completa está transformando o Exército chinês, o que aumenta os riscos para as forças americanas estacionadas no Pacífico. Vários programas para melhorar as Forças Armadas da China logo podem produzir uma forte dissuasão nuclear contra os EUA, soldados melhor treinados para usar armas de alta tecnologia e mísseis mais eficientes para uso nas águas de Taiwan, segundo especialistas estrangeiros e funcionários americanos. A China prevê comprar da França até 210 caças Mirage de última geração assim que a União Européia levantar o embargo de armas imposto contra ela em 1989, informou ontem a imprensa de Hong Kong. A aquisição proporcionará à China uma superioridade indiscutível sobre a vizinha Taiwan.

Nas últimas semanas, o presidente George W. Bush e seus altos assessores, incluindo o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, expressaram preocupação com o ritmo do progresso militar da China e seus efeitos no equilíbrio de poder regional.

Seus comentários sugeriram que o programa de modernização pode estar prestes a atingir um de seus principais objetivos. Durante a última década - pelo menos desde que dois grupos de porta-aviões americanos surgiram para mostrar determinação durante um momento de tensão sobre Taiwan, em 1996 - os líderes chineses procuraram apresentar suficiente armamento moderno para garantir que qualquer decisão americana de intervir novamente seria dolorosa e fadada ao risco.

Até onde se sabe, o Exército chinês ainda não tem um sistema de armas que mude repentinamente a equação no Estreito de Taiwan ou nas águas próximas, onde as forças americanas e japonesas estão deslocadas, dizem especialistas. A China está tentando modernizar seu Exército há mais de duas décadas, procurando levar a força humana e de baixa tecnologia do Exército Popular para o mundo dos computadores, satélites e armas eletrônicas do século 21.

Embora os resultados tenham demorado a aparecer, acrescentaram eles, vários programas fluirão simultaneamente nos próximos anos, prometendo um novo nível de poder de fogo em uma das regiões mais voláteis do mundo.

Funcionários militares americanos e taiwaneses destacam o rápido desenvolvimento de mísseis de vários tipos desenhados para furar as defesas eletrônicas das embarcações americanas que podem ser despachadas para o Estreito de Taiwan em caso de conflito.