Título: EUA indiciam suspeitos de terror
Autor: Reuters, AP, AFP e DPA
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Internacional, p. A14

Autoridades judiciais americanas indiciaram ontem três suspeitos de terrorismo sob custódia na Grã-Bretanha, aos quais atribuem participação em planos para atacar centros financeiros nos EUA. Um tribunal federal de Manhattan emitiu as acusações de conspiração para o uso de armas de destruição em massa, conspiração para proporcionar apoio material e recursos a terroristas e conspiração para destruir e causar danos a edifícios financeiros. A peça de acusação identificou os acusados como Dhiren Barot - também conhecido como Issa al-Hindi, apontado como figura de alta hierarquia do grupo terrorista Al-Qaeda -, Nadeem Tarmohammed e Qaisar Shaffi. Os três homens foram entregues em agosto às autoridades britânicas pelo Paquistão, após uma série de operações de busca empreendida pela polícia paquistanesa.

Segundo os investigadores paquistaneses, foram apreendidos com os três suspeitos documentos ligados ao planejamento de ataques a centros financeiros datados de 1998 a 2004. Os acusados teriam filmado as sedes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em Washington, e as do Citigroup e da Bolsa de Valores, em Nova York.

Os suspeitos enfrentam acusações semelhantes na Grã-Bretanha. Segundo uma fonte da Justiça britânica, eles poderiam ser extraditados para os EUA depois de julgados na Grã-Bretanha - um processo que pode levar vários anos. Além dos três, outros cinco detidos na mesma operação paquistanesa estão sob custódia britânica. Após a prisão do grupo, o Departamento de Segurança Interna dos EUA elevou de amarelo (moderado) para laranja (alto) o nível de alerta contra terror.

Barot, de 32 anos, seria o chefe da conspiração. Segundo a acusação, ele foi instrutor da Al-Qaeda num campo de treinamento no Afeganistão em 1998. Tarmohammed, de 26 anos, foi acusado na Inglaterra de posse de planos para um possível ataque ao edifício da companhia de seguros Prudential, de New Jersey. Shaffi, de 25, foi indiciado por possuir um manual terrorista sobre preparação de explosivos.