Título: Morte do papa reúne cifras gigantescas e muito lucro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Vida&, p. A16

A morte do papa João Paulo II se tornou um fenômeno midiático, inclusive com lucros. Ontem, o Vaticano confirmou que 3 milhões de pessoas passaram por Roma para dar adeus ao papa. Um número ainda maior teve acesso às informações praticamente de forma instantânea pela internet e por mais de 130 emissoras de televisão de 81 países, que transmitiram as homenagens ao vivo. Enquanto 1,3 milhão de internautas entraram na página virtual do Vaticano, sites não-oficiais são abertos e muitos do que existiam são vendidos para grupos católicos: o site memorialpopejohnpaul2.com, por exemplo, recebeu US$ 100 mil, enquanto o registro não sai por mais de 25.

O Vaticano também lucra e vende imagens do local onde ocorrerá o conclave. As televisões estrangeiras precisam pagar US$ 800 para divulgar as imagens que apenas a TV do Vaticano tem direito a filmar.