Título: Conselho Econômico propõe CMN maior
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Economia, p. B8

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de assessoramento do presidente da República, tem pronta uma proposta de ampliação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que aumentaria dos atuais três para até nove membros. Assim, seria atendida a crescente pressão de entidades como a Federação da Indústria do Estado de São Paulo e centrais sindicais, que querem participar do CMN. Outros ministérios também passariam a integrar o Conselho, mantendo a maioria de votos para o governo. A nova composição ainda é algo a ser discutido. Hoje, o CMN tem representantes só do governo, sendo composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central. A proposta será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do dia 19 de maio.

O CMN tem entre suas atribuições definir a meta de inflação. Em junho, será definida a meta de 2007. Mas, em tese, o CMN pode alterar os objetivos já estabelecidos para 2005 e 2006.

A proposta do CDES não é ainda uma decisão de governo. Lula pode acatá-la ou não. Neste caso, há sinalizações de que ele poderá acatá-la, principalmente por causa das pressões que o governo tem sofrido para alterar sua atitude em relação à política de juros.

Questionado se esta abertura do governo não tinha por objetivo desfocar a grande pressão pela mudança da política de juros sobre o Planalto, o ministro-chefe do CDES, Jacques Wagner, respondeu: "Não é tirar foco da questão dos juros, é que a discussão já está acontecendo em vários lugares, entre vários setores, e esta postura mostra que o governo absorveu a necessidade do debate e abriu o diálogo, o que é muito positivo."

Mas, segundo Wagner, "é de se esperar que a Fazenda e o BC entendam que essa é uma discussão extremamente técnica, e que nestas reuniões surgem informações relevantes e reservadas, que devem ser mantidas fechadas, e que, portanto, essa ampliação não deva ser pretendida por eles".