Título: Foco agora será nas linhas mais rentáveis
Autor: Mariana Barbosa,
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Economia, p. B13

A Varig pretende se concentrar nos mercados domésticos mais rentáveis a partir do fim do acordo de code share (compartilhamento) com a TAM, efetivado ontem. Na área internacional, a empresa definiu para setembro o início da operação para o mercado chinês, mas com uma mudança em relação ao projeto inicial. A empresa não fará mais o vôo todo até a China: voará até a Alemanha e de lá o passageiro seguirá por uma empresa parceira, a Lufthansa ou a Air China. O vice-presidente comercial e de planejamento, Alberto Fajerman, explicou que a companhia está direcionando o foco para as ligações da Ponte Aérea Rio-São Paulo e os vôos domésticos em direção aos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), que alimentam seus vôos internacionais que partem destes dois terminais, além do tráfego para o Nordeste e entre outras capitais.

"Tomamos a decisão de voar para localidades que tenham maior rentabilidade", disse Fajerman. O executivo confirmou que a empresa não fará mais ligações para as cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Uberlândia (MG) e Santarém (PA). Fajerman, que ontem deu palestra num evento da Fecomércio/Rio, acredita que o fim do acordo não trará impacto negativo para a empresa aérea.

Ele diz que quando o acordo foi criado há dois anos, as condições de mercado eram outras. A demanda estava mais fraca e o aproveitamento dos aviões era inferior ao atual. Fajerman também diz que o acordo era encarado como uma etapa inicial de uma futura fusão entre as duas empresas, o que acabou não ocorrendo.

RESULTADO

A TAM, atual líder no mercado doméstico de aviação, anunciou ontem um lucro líquido de R$ 53,5 milhões no primeiro trimestre, resultado 215,7% maior que o registrado em igual período do ano passado. A receita bruta avançou 33%, fechando o trimestre em R$ 1,335 bilhão, ante R$ 1,003 bilhão em 2004.