Título: Texas Pacific Group é o mais novo candidato à compra da Varig
Autor: Mariana Barbosa,
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2005, Economia, p. B13

O fundo americano de investimentos Texas Pacific Group (TPG) iniciou ontem uma auditoria nas contas da Varig, com vistas a uma eventual aquisição, informam fontes próximas à companhia. Essa análise das contas da companhia aérea está prevista para durar 90 dias. Na semana passada, um representante do TPG esteve em Brasília, acompanhado do presidente da Varig, Carlos Luiz Martins, para uma audiência com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar. Um dos maiores fundos de investimentos do mundo, com um patrimônio de mais de US$ 10 bilhões sob sua gestão, o TPG é famoso por adquirir grandes empresas em situação crítica para, uma vez recuperadas, revendê-las. Das quase 40 empresas que fazem ou já fizeram parte de seu portfólio estão Burger King, Bally e Continental Airlines.

Como a legislação brasileira estabelece em 20% o limite para um estrangeiro investir em uma empresa aérea nacional, especula-se no mercado que o TPG estaria buscando um parceiro operacional brasileiro.

Esta não é a primeira vez que se fala de um eventual interesse do TPG na Varig. Em 1995, o fundo adquiriu, por meio da companhia de catering aéreo Gate Gourmet, da qual é controladora, a divisão de catering da Varig. Desde então, a Gate Gourmet, uma das líderes desse setor no mundo, passou a fornecer o serviço para a Varig. A reportagem procurou as assessorias da TPG e da Varig para confirmar a informação, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

De todos os investidores que já apareceram para a Varig, o TPG é provavelmente o mais capitalizado. Mas as propostas dos empresários Nelson Tanure (Jornal do Brasil) e German Efromovich (Ocean Air) e de um fundo de investidores portugueses continuam na mesa. Como a Varig está com problemas sérios de caixa, com dificuldade para pagar combustível e com contratos de leasing de aeronaves por vencer em junho, a avaliação de analistas é de que talvez a companhia não tenha fôlego para esperar 90 dias.

No entanto, segundo o vice-presidente de planejamento da Varig, Alberto Fajerman, as negociações para a capitalização da Varig estão "adiantadas". Como demonstração disso, ele afirma que alguns integrantes do conselho de administração decidiram colocar seus cargos à disposição a partir de sábado, quando será realizada uma assembléia ordinária do conselho de administração da empresa, em Porto Alegre. "Para ganhar tempo se colocou na ata, na agenda, a eleição de novos conselheiros, no pressuposto de que se houver um novo controlador e se ele quiser indicar novos conselheiros, a formalidade já está feita", explicou Fajerman.

Dentre os conselheiros que teriam colocado o cargo à disposição estão Joaquim Santos, Harro Fouquet e Eduardo Araújo. O diretor-financeiro da Varig, Luiz Fernando Wellisch, também teria colocado o cargo à disposição. Fontes na empresa afirmam, porém, que a saída dos conselheiros e do diretor financeiro são fruto de uma insatisfação com a falta de definição dos controladores.