Título: 'Casa Civil faz o governo funcionar', afirma Dirceu
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2005, Nacional, p. A4

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem em São Paulo que sua pasta não é o buraco negro de projetos dos ministérios, conforme críticas de vários membros do governo, relatadas ontem pelo Estado. "Pelo contrário. A Casa Civil tem feito o governo funcionar", afirmou, listando estabelecimento de câmaras e grupos de trabalho. "Esse é o papel da Casa Civil. Melhorar a gestão do governo", prosseguiu ele, pouco antes de participar, como enviado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ato de 1.º de Maio da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Dirceu assegurou que nenhum projeto está em compasso de espera em seu ministério. "Não há nada parado na Casa Civil", repetiu, mais de uma vez. O chefe da Casa Civil disse ainda que cabe aos ministérios da Fazenda e do Planejamento a autorização de projetos, e não à sua pasta.

REELEIÇÃO

Em relação ao discurso de Lula, que ontem assegurou que até 2008 levará luz para 12 milhões de lares, Dirceu negou que já seja antecipação da campanha. "Reeleição? Por quê? São planos para o PPA (Plano Plurianual). Todo governo aprova. São planos para o Brasil, não deste ou daquele governo", disse o ministro, que também negou enfaticamente que tenha interesse em disputar o governo de São Paulo.

"Não existe essa possibilidade", disse. Além de Dirceu, os três pré-candidatos do PT ao governo paulista - o senador Aloizio Mercadante, a ex-prefeita Marta Suplicy e o deputado João Paulo Cunha - participaram do ato de 1.º de Maio da CUT.