Título: Coréia do Norte testa míssil no Mar do Japão
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2005, Internacional, p. A12

Lançamento, detectado por satélite americano, provoca temores de que país esteja preparando teste nuclear SEUL - Os serviços secretos da Coréia do Sul informaram ontem que a Coréia do Norte fez um lançamento-teste de um míssil de curto alcance que caiu no Mar do Japão (Mar do Leste, segundo os sul-coreanos), informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. A informação, fornececida por funcionários militares dos EUA ao serviço de inteligência da Coréia do Sul, confirmou a suspeita inicial dos governos americano e japonês. O lançamento, ocorrido na véspera da abertura, em Nova York, da reunião de signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, provocou temores de que a Coréia do Norte esteja se preparando para um possível teste nuclear.

Segundo fontes dos serviços secretos sul-coreanos, o míssil teria sido lançado da localidade norte-coreana de Hamhung. De acordo com informações fornecidas à Agência de Defesa do Japão por fontes militares dos EUA, o lançamento foi detectado por um satélite americano às 8h10 locais. Fontes do governo do Japão indicaram que o míssil poderia ser um terra-mar do tipo Silkworm (Bicho da Seda), com alcance de 100 a 200 quilômetros.

A Casa Branca definiu o lançamento como tática de intimidação. "Não estamos surpresos com isso", afirmou o chefe de gabinete, Andrew Card. Ele disse que há "crescentes evidências" de que Pyongyang esteja desenvolvendo capacidade para armar mísseis com a bomba nuclear. Mas acrescentou que os EUA acreditam que a Coréia do Norte está tendo pouco sucesso em testar foguetes de estágios múltiplos.