Título: Motos da PM para aumentar a segurança
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2005, Metrópole, p. C1

PROJETO: O secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, anunciou um plano que é um dos trunfos para diminuir o medo das pessoas: pôr motos da Polícia Militar das 6h30 às 23 horas nos grandes corredores de trânsito da cidade. Saulo desejaria que a população chegasse a um meio-termo: não deve sentir-se segura a ponto de ficar desleixada, mas também não deve 'morrer de pânico'. Em meio à onda de roubos a condomínio e residências, Saulo diz não se intimidar com os ladrões: 'Se entrar na minha casa, leva tiro'.

O secretário afirma que os homicídios estão de volta ao patamar de 1996 - 800 por trimestre. Diz que os roubos diminuíram em 2004, assim como os seqüestros, em relação a 2003. Mas, apesar desses resultados, o medo da população aumenta. O secretário sabe disso. A preocupação é tão grande que se tornou um dos principais motivos para o desenvolvimento do novo projeto, que prevê o emprego específico das 624 motocicletas que a PM dispõe na cidade de São Paulo. Elas ficarão rodando em duplas nos principais corredores de trânsito. 'Tenho certeza de que vai melhorar a sensação de segurança', afirmou.

Para ele, o novo esquema de policiamento deverá reduzir em até 10% o número de seqüestros relâmpagos na cidade. Para combater outro crime que assusta o paulistano, o arrastão em condomínios, o secretário disse confiar nas investigações que estão sendo feitas pela polícia.