Título: Indústria cresce em menos regiões
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Economia, p. B4

Produção subiu em 11 dos 14 locais pesquisados; pela primeira vez em nove meses, houve recuo em 3 Estados A produção industrial cresceu em 11 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE em fevereiro ante igual mês do ano passado, com redução do ritmo de expansão na maior parte dos locais. Desde maio do ano passado, o desempenho regional mensal mostrava expansão em todas as regiões ou aumento da produção em pelo menos 13 dos 14 locais pesquisados. Em fevereiro, pela primeira vez depois de nove meses, três regiões - Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul - reduziram a produção. São Paulo apresentou, novamente, crescimento (5,9%) acima da média nacional (4,4%), mas inferior ao de janeiro (8,5% ante igual mês de 2004).

O economista André Macedo, da coordenação de Indústria do IBGE, disse que o recuo no número de regiões expandindo a produção é resultado especialmente da elevação da base de comparação, já que o setor estava em ritmo muito acelerado no ano passado.

Além disso, segundo ele, há também "fatores pontuais" que estão prejudicando as regiões que apresentaram queda, como é o caso da quebra de safra no Rio Grande do Sul (-1,8% ante fevereiro 2004) - que resultou em recuo na fabricação de máquinas e equipamentos para o setor agrícola - e a paralisação da indústria farmacêutica, em férias coletivas no Rio de Janeiro (-3,4%). No Espírito Santo, a queda foi mínima, de 0,1%, apontando estabilidade na região.

Mas, para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), os dados regionais mostraram uma "generalizada desaceleração do crescimento da indústria no País". O documento de análise da pesquisa da entidade ressalta também que apenas seis regiões ou Estados mantiveram em fevereiro de 2005 um crescimento acima da média nacional, entre elas São Paulo.

O aumento da produção industrial paulista, entretanto, foi o menor dos últimos três meses, já que houve expansões maiores em dezembro do ano passado (11,8%) e janeiro deste ano (8,5%). Macedo ressaltou os bons resultados paulistas no primeiro bimestre deste ano (7,0%) e nos últimos 12 meses (12,1%), em ambos os casos acima da média nacional.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento de 5,9% - o 16.ª seguido nessa base de comparação - refletiu, sobretudo, a expansão de 14 dos 20 ramos industriais apurados, com destaque para veículos automotores (10,4%), máquinas e equipamentos (15,2%), farmacêutica (41,6%) e edição e impressão (27,9%).