Título: Brasil apóia cúpula África-Mercosul
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2005, Nacional, p. A7

Em setembro, quando presidente da Nigéria visitar o País, Lula já dará detalhes do encontro, que poderá se realizar no início de 2006 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ontem o pedido do presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, para organizar uma reunião de cúpula dos países da África e da América do Sul com o objetivo de reforçar a cooperação comercial, política e cultural entre os dois continentes. Em setembro deste ano, quando Obasanjo visitar o Brasil para participar das comemorações da Independência, Lula já dará detalhes do encontro que poderá acontecer no início do próximo ano. Essa agenda ficou acertada entre os dois presidentes durante o encontro reservado que tiveram no Palácio do governo. No encontro dos presidentes dos países sul-americanos, que será realizado em Brasília, em agosto, Lula deverá conversar sobre a reunião com seus colegas e, possivelmente, definir o local da cúpula.

No discurso que fez ontem, depois de ser saudado por Olusegun Obasanjo, Lula ressaltou sua determinação de reforçar a cooperação comercial com a Nigéria e "fazer do Oceano Atlântico não um obstáculo mas um caminho para facilitar as relações do Brasil com os países da África". "Nós teremos mais acordos para assinar e tornar mais prático os nossos discursos de integração", observou Lula.

Ao lado de Olusegun, que derrubou a ditadura nigeriana em 1999 e vem se destacando como líder africano de grande expressão internacional, o presidente Lula foi enfático: "Precisamos tirar ensinamentos de coisas boas que nos aconteceu e aperfeiçoá-las e não permitir que as coisas ruins voltem a acontecer", afirmou.

Lula repetiu o tom do discurso que vem fazendo para o público brasileiro, lembrando que por muitos anos os povos da América do Sul estiveram com olhos voltados para o continente europeu e Estados Unidos. "A relação comercial pode ser infinitamente maior, a relação cultural pode ser infinitamente maior e a nossa relação política pode ser infinitamente maior", prosseguiu Lula. "Por isso, estamos fazendo essa reunião e quem sabe precisaremos de muitas outras para que a África saiba que o Brasil possa oferecer parceria", disse o presidente.

Lula aproveitou para enfatizar sua preocupação com a pobreza, lembrando que mais de um milhão de pessoas estão vivendo abaixo da linha de pobreza.

"Nem a evolução da biotecnologia garantiu a distribuição de alimentos para a toda a humanidade e, possivelmente, o problema da fome não seja por falta de alimentos, mas por falta de renda", ressaltou. "Temos que tomar uma decisão: querer continuar sendo pobres ou dar um passo à frente? Os que eram ricos continuam ricos e quem era pobre continua pobre", afirmou Lula.

GANA

À noite, Lula foi recebido em jantar pelo presidente nigeriano. Hoje, ele receberá o secretário-executivo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), Mohamed Ibn Chambas.

Às 11 horas, o presidente tem a segunda rodada de conversas bilaterais e, em seguida, haverá assinatura de atos. Duas horas depois ele embarca para Gana para cumprir mais uma etapa da viagem à África.