Título: Severino tira da oposição e dá ao PT poder sobre MP polêmica
Autor: Denise Madue¿o James Allen Colaborou: Vânia Cristi
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2005, Nacional, p. A7

Três dias depois de declarar que fazia parte da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), destituiu o relator da Medida Provisória 242, deputado Pauderney Avelino (PFL-AM), que ele próprio indicara, e abriu espaço para a nomeação de um petista. Pauderney já preparava seu parecer, que aconselhava a devolução da MP por considerá-la inconstitucional. A MP 242 muda prazos e carência para obtenção do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. "O time do governo parece que não tem condição de ganhar no campo, por isso recorre ao tapetão", ironizou Pauderney. "Houve pressão do governo sobre o presidente da Câmara." Ele anunciou que o PFL questionará no Supremo Tribunal Federal (STF) o ato de Severino e observou: "Essa MP é um festival de maldades".

Severino explicou seu ato dizendo simplesmente que se enganou. "Foi um equívoco meu. Eu já havia prometido a relatoria para o Janene", declarou referindo-se ao líder do PP, José Janene (PR). Como numa jogada ensaiada, Janene contou que fez acordo e vai transferir a relatoria a um petista; na hora, Severino referendou a mudança. "Tenho de dar para o PT", afirmou o presidente da Câmara.

Janene contou ter alertado Severino de que a vez de indicar o relator era do PP. Ele explicou que acertou a troca com o PT porque o PP tem interesse em indicar o relator da MP 246, que trata da Rede Ferroviária Federal. Severino, por sua vez, prometeu fazer um rodízio entre os partidos na indicação dos relatores de medidas provisórias e de comissões especiais.