Título: Assembléia do Rio livra Calazans de cassação
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2005, Nacional, p. A11

Por 37 votos a 25, a Assembléia Legislativa do Rio rejeitou ontem, em votação secreta, a cassação do deputado Alessandro Calazans (sem partido). Ex-presidente da CPI da Loterj, que investigou a gestão do ex-assessor do Planalto Waldomiro Diniz na Loterj, Calazans é acusado de negociar com um emissário do empresário de jogos Carlos Cachoeira um relatório favorável, em troca de dinheiro. "Foi feita Justiça", limitou-se a dizer após a votação. Calazans teve um voto além do que precisava para manter o mandato. O resultado foi considerado uma derrota para o presidente da Assembléia, Jorge Picciani (PMDB), que declarou ter votado pela cassação.

O PT irá à Justiça contra a decisão. "É uma vergonha para a Alerj diante do Rio, e para o Rio diante do País", disse Alessandro Molon (PT). "A condução do processo foi um festival de inconstitucionalidades."

Em agosto, Calazans teve gravada uma conversa com Jairo de Souza, suposto intermediário de Cachoeira, na qual, supostamente, falaria em pagamento. Na tensa sessão de ontem, só Calazans discursou, fazendo sua defesa, porque, segundo Picciani, esse é o rito em processos de cassação.