Título: Atentado duplo mata 18 em Bagdá
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2005, Internacional, p. A12

Dois carros-bomba explodiram ontem com intervalo de poucos minutos diante da sede do Ministério do Interior do Iraque, no centro de Bagdá, em nova evidência de que o país está ainda longe de voltar à normalidade. Morreram 18 iraquianos, incluindo crianças, e 30 ficaram feridos no atentado, ocorrido em uma rua movimentada no rush matutino. Uma terceira bomba foi localizada nas imediações do ministério e explodida por militares dos EUA. Esse grande atentado duplo - o maior no período de um mês - se seguiu a um dia violento, com 18 mortos, e à visita de dois altos funcionários americanos ao Iraque no início da semana: o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, e o subsecretário de Estado Robert Zoellick. Ambos elogiaram a transição para a democracia e procuraram mostrar que a segurança melhorou.

Depois das eleições de janeiro, nas quais foi eleita uma Assembléia Nacional, o número de atentados diminuiu bastante, dando a impressão de que a resistência estava esmorecendo. O comando militar dos EUA diz que após a eleição o número dos ataques caiu para um quinto da média do ano passado, mas a agência Reuters ressalva que aumentou a sofisticação e violência das operações.

O grupo Al-Qaeda no Iraque, do extremista jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, assumiu a responsabilidade pelo duplo atentado, num comunicado num site islâmico. O dia também foi violento no interior. Um carro-bomba explodiu perto de uma base militar americana, em Tikrit, no norte, matando quatro iraquianos e ferindo um. Um soldado dos EUA também foi ferido.

A TV americana NBC informou que o relatório de uma comissão EUA-Itália exime de culpa os soldados americanos que mataram num posto de controle no Iraque o agente italiano Nicola Calipari, que participou do resgate da jornalista italiana Giuliana Sgrena. Mas a imprensa da Itália diz que o informe não foi divulgado porque os italianos se recusam a aceitar a versão dos EUA.

O primeiro-ministro designado do Iraque, Ibrahim al-Jafari, concluiu ontem a escolha dos titulares dos 32 ministérios. A maioria das pastas será chefiada por xiitas e curdos. Os grupos sunitas que boicotaram a eleição não estão representados.

A TV árabe Al-Jazira pôs no ar ontem um vídeo, enviado por rebeldes, que mostra o funcionário paquistanês Malik Mohammed Javeh, seqüestrado domingo no Iraque, fazendo um apelo ao Paquistâo e à comunidade internacional para que salvem sua vida.