Título: Túmulo de João Paulo II será aberto à visitação amanhã
Autor: Jamil Chade e Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2005, Vida&, p. A18

Decisão foi tomada pelo grupo de cardeais que manda no Vaticano até a escolha do novo papa O túmulo de João Paulo II será aberto para a visitação de fiéis e turistas a partir de amanhã. Ontem, o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, anunciou a decisão da Santa Sé depois da conclusão da sétima reunião entre os cardeais que fazem parte do grupo que está, na prática, mandando no Vaticano até a eleição do novo papa. João Paulo II morreu na semana passada e foi enterrado apenas na sexta-feira, depois de uma missa realizada na Praça de São Pedro para aproximadamente 1 milhão de pessoas e líderes políticos de mais de cem países. Ele foi sepultado na terra - como pediu no seu testamento.

A cripta fica a poucos metros de onde teria sido enterrado Pedro, primeiro papa da Igreja Católica e também pertenceu ao papa João XXIII, até 2000, ano de sua beatificação. Atualmente, os restos de João XXIII estão na capela da basílica. Depois das filas que se formaram para ver os restos mortais de João Paulo II durante toda a semana passada, o Vaticano estima que outras filas também se formarão para a visita ao túmulo do papa.

No total, 62 papas estão enterrados na Basílica de São Pedro, entre eles Inocente IX, Benedito XII e XV, Pio XI e Paulo VI.

Ontem, 134 cardeais voltaram a se reunir para debater questões como os desafios econômicos da Santa Sé, as despesas do período de transição ao novo papado e ainda escolheram os três religiosos que vão realizar os trabalhos executivos do colégio de cardeais. Os eleitos são Angelo Sodano, Polycarpo Pengo e Walter Kasper, que servirão ao camerlengo Eduardo Martinez Somalo.

LOCAL DA DECISÃO

O Vaticano ainda apresentou aos jornalistas internacionais um vídeo sobre o local da decisão sobre o novo papa. Trata-se da Casa de Santa Marta, que será a residência dos 115 cardeais que participarão do próximo conclave, que começará na segunda-feira.

Revestida de mármore branco, elegante e com 106 suítes, a casa fica dentro do Vaticano e será o local onde os cardeais vão morar e fazer suas refeições.

O vídeo ainda mostrou os longos corredores por onde vão circular os eleitores, além das salas de reunião, de jantar e de descanso. Não haverá telefone, nem fax, nem computador, nem televisão dentro do local onde os cardeais se reunirão.

Depois de uma reforma durante o papado de João Paulo II, a Casa de Santa Marta foi transformada em um local de luxo.

As obras, entretanto, não ocorreram sem uma polêmica, provocada principalmente por especialistas em patrimônio cultural.

A Unesco acabou aprovando a reforma, que terminou em 1996. Os apartamentos da Casa Santa Marta ficam a cerca de 1 quilômetro da Capela Sistina, local das votações.

Ontem, a segurança do Vaticano iniciou uma varredura na capela para garantir que as reuniões do conclave, tidas como altamente sigilosas, não serão grampeadas ou escutadas por ninguém de fora.

Os cardeais não poderão deixar o Vaticano até que uma decisão sobre o novo papa seja proclamada.