Título: Taxa bancária tem diferença de 211%
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2005, Economia & Negócios, p. B4

Pacotes anuais de serviços ficam bem mais baratos do que a contratação de tarifas avulsas, aponta levantamento do Procon A diferença entre as tarifas bancárias avulsas e os pacotes com vários serviços oferecidos pelos bancos pode chegar a 211%. Segundo pesquisa da Fundação Procon-SP, feita no dia 1.º de março, em oito das dez instituições financeiras consultadas, o pacote anual sai mais barato do que a contratação das tarifas avulsas. No ano, a diferença pode corresponder a R$ 253,20, como é o caso do Banco Real. O valor anual das tarifas avulsas da instituição era de R$ 373,20 e o valor anual do pacote, R$ 120. A exceção, no entanto, ficou por conta da Caixa Econômica Federal e do HSBC. No primeiro caso, o valor anual das tarifas avulsas era 36,72% menor que o de um pacote: R$ 113,90 ante R$ 180,00. No HSBC, a diferença é de 38,6%: R$ 228,40 ante R$ 372,00. Na média, o valor anual dos pacotes ficou em R$ 222,84, enquanto as tarifas avulsas atingiram R$ 315,88 - uma diferença de 41,75%. No mês, esses valores correspondem, respectivamente, a R$ 18,57 e R$ 26,32.

No caso do Banco Real, a instituição afirma que tem investido em relacionamento e no conhecimento do perfil dos clientes. Com base nesse trabalho, as cestas de serviços foram estruturadas para serem uma maneira prática e econômica de usar os produtos do banco, com preços competitivos e opções de escolha, afirma a instituição em nota divulgada. "O cliente sabe exatamente quanto vai pagar e pode optar pelo mais adequado às suas necessidades."

Para fazer o levantamento, o Procon-SP consultou o Banco do Brasil, Banespa, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco. Segundo a diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação, Claudia Costa, a pesquisa baseou-se em um perfil de cliente pessoa física, titular de conta corrente com cheque especial, que usa regulamente os principais serviços necessários à manutenção de da conta.

A partir daí, a entidade pesquisou alguns itens básicos, como renovação do cadastro pessoa física, manutenção de conta corrente ativa e renovação de cheque especial. Apesar de os pacotes serem mais vantajosos, em alguns casos eles incluem uma série de serviços que nem sempre os clientes necessitam, afirma Claudia. Por isso, diz ela, os correntistas devem conhecer bem os produtos ofertados antes de fechar contrato.

Segundo a diretora, o ideal é escolher um pacote o mais próximo da sua realidade para não pagar por serviços que muitas vezes não serão usados. "É importante também ficar atento para não ultrapassar os limites de uso dos serviços."

Para a entidade, a conscientização do consumidor é determinante na definição da melhor forma de pagamento das tarifas, já que esses serviços têm peso significativo na renda mensal. De acordo com Claudia, a falta de clareza e uniformidade das terminologias dos produtos representam um grande obstáculo para o consumidor no momento de contratar um serviço.