Título: Família de Celso Daniel encomendou novo laudo
Autor: Simone Harnik
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Nacional, p. A13

A família do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, morto em 2002, promete oferecer mais provas sobre o assassinato ainda não solucionado. "Em breve", chegará ao Brasil um novo laudo, baseado nas fotos da necropsia e em outros documentos do processo, que pode desmentir a versão oficial de que o assassinato foi um crime comum. A prova deverá dar novos rumos à investigação, mostrando, inclusive, que houve tortura. O laudo está sendo produzido por uma universidade estrangeira, que os irmãos de Celso não quiseram revelar o nome por receio de que o processo possa ser comprometido por pressões políticas.

Em um ato para lembrar os 54 anos que Celso Daniel completaria hoje, os familiares receberam o apoio do vice-presidente da organização Transparência Brasil, Neissan Monadjem. "Esperamos que o governo, que assumiu o compromisso de combater a corrupção, faça vir à tona a história do prefeito Celso Daniel", disse.

Os irmãos Bruno José Daniel Filho e João Francisco também reafirmaram que "a família continua não compactuando com a posição de alguns integrantes do PT, que de forma insistente atacam o Ministério Público em vez de contribuir com as investigações".

João Francisco vem sendo alvo de uma ação civil por danos morais aberta pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. O petista pede indenização de R$ 15 mil. O processo foi movido quando o irmão de Celso Daniel declarou à imprensa que o ministro teria parte no esquema de propinas no setor de transportes da cidade.

O professor de Ética da Universidade de Campinas, Roberto Romano, também compareceu ao ato e criticou o governo petista. "No passado, José Dirceu defendeu a ética na política, mas demonstrou total falta de ética. O governo não assumiu a postura que lhe cabia na investigação".