Título: Depois de dois despejos, MST invade fazenda produtiva em São Paulo
Autor: Carlos Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Nacional, p. A14

SOROCABA - Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram na tarde de quinta-feira a Fazenda Cambará, em Itaberá, no sudoeste paulista, a 320 quilômetros de São Paulo. A área pertence à empresa Santa Andréia Agropecuária, de Itararé, e é considerada altamente produtiva. Segundo a Polícia Civil, o primeiro grupo de 50 pessoas chegou num caminhão, rompeu a cerca e começou a montar os barracos. O gerente da fazenda, Luiz Felipe Quinteros Ugarte, foi até o local para retirar cerca de 50 cabeças de gado e alguns cavalos, mas os sem-terra não permitiram.

A empresa entrou com pedido de reintegração de posse, mas até o fim da tarde a liminar não tinha sido expedida. De acordo com Joaquim Modesto, da direção estadual do movimento, o MST não questiona a produtividade, mas a falta de titularidade das terras. Dos 1.100 hectares da fazenda, segundo ele, 600 são terras devolutas.

As famílias que participaram da ação haviam sido despejadas de outra fazenda da região, no município de Buri, em dezembro do ano passado. Após serem despejadas da Fazenda União do Brasil, elas ocuparam uma área de pesquisas ambientais do Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, de onde também foram retirados.

MANIFESTAÇÃO NO RIO

O MST e movimentos contra a violência promoveram ontem manifestação no centro do Rio para lembrar que abril marca nove anos da chacina de Eldorado dos Carajás, no Pará.