Título: Grupo invade terra e mata 1 no PA
Autor: Carlos Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Nacional, p. A14

Cerca de 60 homens, encapuzados e armados, param carro, atiram em Santos, que reagiu, e ocupam fazenda BELÉM - Armados e encapuzados, cerca de 60 homens invadiram ontem a Fazenda Campo de Boi, em Ipixuna do Pará, no leste do Estado. Antes de chegar ao local, os invasores, que se dizem trabalhadores sem-terra, pararam um carro, ameaçando seus ocupantes. Um homem, Antonio Batista dos Santos, reagiu e foi morto a tiros. O empresário Marcos Marcelino de Oliveira, um dos mais ricos fazendeiros da Amazônia, acionou advogados para ingressar com liminar de manutenção de posse na Justiça. A fazenda é produtiva, segundo os empregados, e possui gado de elite, além de abrigar laboratório de inseminação artificial.

Os empregados da fazenda pediram proteção policial, alegando que poderão ser mortos pelo bando armado, supostamente de sem-terra. Já os sindicatos de trabalhadores rurais acusam fazendeiros de Ipixuna de manterem pistoleiros armados na região.

Em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, o Movimento dos Sem-Terra (MST) denunciou ontem a expulsão de agricultores da Fazenda Bezerra por milícia armada. Segundo o movimento, as famílias, que haviam ocupado a área no dia anterior, foram obrigadas a abandonar o local por homens armados, alguns encapuzados.

O promotor agrário estadual, José Édson Guerra, pediu abertura de inquérito à Polícia Civil para investigar a denúncia. O proprietário da fazenda, José Bezerra da Silva, não foi localizado pela reportagem.