Título: Itamaraty não confirma morte de engenheiro
Autor: Isabel Sobral e Rodrigo Morais
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Interncaional, p. A19

BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem que o Itamaraty ainda não tem nenhuma "informação adicional" sobre a situação e o paradeiro do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Júnior, seqüestrado no Iraque em 19 de janeiro. Segundo notícia divulgada quinta-feira no Jornal Nacional, da Rede Globo, pelo correspondente da emissora em Jerusalém, Marcos Losekan, "uma fonte britânica" afirmou que o engenheiro morreu ao chegar ao cativeiro, pouco tempo após o seqüestro. Ontem, no programa Bom Dia, Brasil, Losekan revelou que a fonte é o reverendo Andrew White, da Igreja Anglicana da Inglaterra. Losekan disse que White participou ativamente das negociações com os supostos seqüestradores.

Amorim disse que o governo brasileiro "tem gente no local e acompanha com interesse o episódio", mas reforçou que não há confirmação da situação do engenheiro. Segundo a Globo, o grupo que se diz responsável pelo seqüestro teria exigido US$ 400 mil para liberar o corpo de Vasconcellos.

A morte teria ocorrido em em conseqüência de ferimentos sofridos no momento do seqüestro. Indagado sobre o pedido de resgate, Amorim disse não ter nenhuma informação a respeito. Apesar de a TV ter revelado a identidade da fonte, a família de Vasconcellos reafirmou ontem não acreditar na informação. "Desconhecemos que essa pessoa tenha participado de negociações", disse Isabel Vasconcellos, irmã do engenheiro. "Para nós, não mudou nada."