Título: MEC contratará professor nos Estados
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Vida&, p. A30

Ministério busca profissionais dispostos a dar aulas em escolas públicas de ensino médio, para suprir déficit que pode chegar a 250 mil BRASÍLIA - O Ministério da Educação programa uma convocação nacional para encontrar professores dispostos a dar aulas em escolas públicas de ensino médio, especialmente nas disciplinas de matemática, física, química e biologia. Estarão na lista de possíveis docentes desde professores aposentados, os que dão aulas em escolas particulares até profissionais de áreas afins, como economia ou agronomia, que se interessam em assumir as salas de aula.

A proposta do MEC foi apresentada anteontem aos secretários estaduais de Educação para que os Estados decidam como fazer a convocação e apresentem projetos ao ministério. O governo federal tem hoje R$ 470 milhões disponíveis para convênios com os governos estaduais para ampliação do atendimento no ensino médio.

Especialmente nos Estados do Nordeste, a situação é crítica. Falta de professores, atraso de salários e falta de equipamentos vêm impedindo o aumento das redes escolares.

PROJEÇÃO

A ausência de professores, no entanto, é um problema em todo o País. Uma projeção feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação (Inep) aponta que, em curto prazo, o déficit de professores pode chegar a 250 mil. O cálculo foi feito com base no número de turmas de licenciatura existentes no País, a quantidade de formados nos últimos 12 anos e a expectativa de conclusão nesses cursos até 2010.

Em algumas disciplinas, como física e química, a situação é mais crítica, com a previsão de que seja formado apenas um terço dos professores necessários.

LICENCIATURA

A intenção do Ministério da Educação é que os Estados comecem a chamar pessoas que podem estar interessadas em trabalhar como professores, mesmo que não tenham a formação totalmente adequada. A preferência inicial será dada àqueles que têm os cursos de licenciatura, que não estão na rede pública, mas têm interesse.

Depois disso, poderão ser chamados matemáticos, físicos, biólogos e outros que têm o bacharelado na área, mas não a licenciatura. As outras alternativas são formandos em licenciatura e pessoas graduadas em áreas que incluem as disciplinas em que faltam professores.

"O MEC vai entrar com os recursos para essas contratações e também poderá ajudar com a formação adequada dessas pessoas, se houver interesse", disse a diretora de ensino médio do MEC, Lúcia Lodi.