Título: Governo fará operação de emergência contra a falta de medicamento antiaids
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Vida&, p. A30

BRASÍLIA - Uma operação de emergência terá de ser adotada neste fim de semana, para tentar evitar a falta nos próximos dias do medicamento tenofovir, usado por pacientes de aids. Um lote do medicamento deve desembarcar hoje no País. Para chegar às cidades, equipes deverão trabalhar ao longo dos próximos dois dias. Esta semana, o medicamento teve sua distribuição fracionada em São Paulo, Estado que reúne quase 50% dos pacientes com HIV. A redução drástica dos estoques do medicamento foi provocada por um atraso na entrega pelo fabricante, afirmou o Ministério da Saúde. O prazo inicial para a chegada do produto ao País era dia 30 de março. A data foi adiada para dia 13 e somente ontem o produto foi embarcado.

"Desde o ano passado, enfrentamos crises constantes nos estoques de medicamento. O que muda é o remédio em falta e as justificativas", afirma o coordenador do Centro de Referência e Treinamento de DST-Aids de São Paulo, Arthur Kalischmann. Para o coordenador, parte dos problemas poderia ser evitada com o aperfeiçoamento do sistema de compras pelo governo federal. "Acreditamos que, com um estoque maior, pode haver maior segurança", completou. "Esperamos que isso melhore, nos próximos meses."

Kalischmann observa que tal panorama acaba trazendo um clima de grande insegurança entre pacientes. "Sem falar no fato de que o paciente tem de vir várias vezes ao serviço, para pegar os remédios, em doses pequenas." Ele lembra ainda que esses sucessivos problemas exigem ainda operações de emergência, como aluguel de aviões, caminhões, funcionários, para reduzir o tempo de fracionamento. "Um desgaste que poderia ser evitado com melhor planejamento."

Além do tenofovir, hoje o Estado de São Paulo convive com estoques baixos do biovir, uma combinação de dois medicamentos anti-retrovirais. "Em caso extremo, poderemos dar ao paciente dois medicamentos, em vez desta combinação. Menos conforto para o paciente." A expectativa, no entanto, é de que nos próximo mês a situação de abastecimento do biovir se normalize.