Título: Inclusão digital já começou no varejo, diz Intel
Autor: Sandra Hahn
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Economia & Negócios, p. B8

Mesmo antes de sair, PC Conectado já teria reduzido preços de computadores

PORTO ALEGRE - A fabricante de processadores Intel acredita no êxito do programa do governo que pretende facilitar o acesso a computadores pessoais, batizado de PC Conectado, e já vê movimentos no varejo para tentar acompanhar a expectativa de preço dos equipamentos que serão vendidos com incentivo. "Por antecipação, estamos vivendo um processo de inclusão digital", disse ontem o diretor-geral da Intel no Brasil, Oscar Clarke, numa referência às ofertas que redes de varejo estão realizando com preços próximos aos R$ 1,4 mil esperados para os computadores que farão parte do programa. O anúncio da Intel nesta semana de que irá instalar um centro de desenvolvimento de produtos no Brasil incorpora as expectativas da empresa de popularização do computador no País. O vice-presidente mundial da companhia, Willy Agastein, afirmou que o centro trabalhará para atender a todas as classes sociais, mas o primeiro foco de produto será nos consumidores das faixas C, D e E. "O principal é entender o mercado local e desenhar produtos que são únicos para o Brasil e a América Latina", disse. A Intel não divulgou o investimento no centro, que começará a operar com dez funcionários.

"Depois do Brasil, vamos olhar o México e outros países da América Central", comentou o executivo, que participou em Porto Alegre (RS) do lançamento do computador Focus Digital Home. O equipamento, fabricado pela empresa gaúcha Compujob, é equipado com processador Intel 4 HT de 3.2 GHz.

Clarke disse que a Intel não desenvolveu um processador específico para o programa PC Conectado. Questionado sobre as estratégias de outros fabricantes de oferecer produtos mais acessíveis, Agastein disse que a companhia não faz comentários sobre os concorrentes, mas olha muitos produtos ao redor do mundo. "E o que percebemos é que as pessoas querem computadores com funcionalidade total."

Clarke lembrou que o governo está definindo uma especificação técnica mínima dos computadores do programa, que terão 27 aplicativos em software livre. Ao comentar os entraves para a queda de preços dos equipamentos, Clarke disse que o esforço da indústria e dos segmentos envolvidos já produziu o resultado esperado pelo governo. Ele sugeriu, no entanto, a oferta de microcrédito para facilitar o acesso dos usuários à tecnologia.