Título: Diretor de penitenciária é feito refém em rebelião
Autor: Simone Menocchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2005, Metrópole, p. C7

POTIM - Detentos rebelados no Presídio Potim 2, no Vale do Paraíba, mantinham como refém, no fim da noite de ontem, o diretor-geral Fábio Brandão Martins. O motim na penitenciária de segurança máxima começou às 18h45. De acordo com a Polícia Militar, os detentos reclamam da superlotação e exigem transferências. Com capacidade para 768 presos, o P2 está hoje com 1.069 presos. No ano passado, Brandão foi acusado por funcionários de mandar espancar um agente penitenciário, forjar flagrante de tráfico contra outro e também de omitir socorro a um detento, que morreu após ter sido torturado por colegas. O diretor negou as acusações e atribuiu as denúncias a um processo de sindicância contra funcionários.

As negociações para o fim do motim começaram por volta das 19 horas, mas até as 23 horas não havia nenhum acordo. Usando celulares, alguns presos telefonaram para emissoras de televisão do Vale do Paraíba, avisando da rebelião.

Segundo informações não confirmadas pelo governo do Estado, um agente penitenciário foi baleado. O clima perto do presídio era de muita tensão e a imprensa acabou impedida de chegar ao local. Barreiras policiais foram montadas a 4 quilômetros do complexo penitenciário.