Título: Severino critica gastos do governo com propaganda
Autor: Rose Mary de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2005, Nacional, p. A11

ÁGUAS DE LINDÓIA - O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), atacou ontem os gastos do governo com publicidade, ao dizer que "o Gushiken (ministro Luiz Gushiken, de Comunicação do Governo) deveria impor um cabresto no governo para não fazer investimento tão grande em divulgação". "Os governos municipal, estadual e federal estão gastando muito com propaganda, esquecendo-se de dar atenção às questões sociais de sua localidade", completou o deputado, relacionando as mortes dos indiozinhos no Mato Grosso do Sul, provocadas por desnutrição, à transferência de prioridades das administrações públicas.

Severino fez as afirmações no 23.º Encontro de Corretores de Seguros, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Na reunião, Severino falou a 1.400 profissionais.

Ele justificou sua participação no encontro lembrando que o filho, José Maurício Cavalcanti, que recentemente assumiu a Delegacia Regional do Ministério da Agricultura em Pernambuco, foi corretor de seguros, arrancando aplausos da platéia. "Ele fez o curso (de corretor de seguros), não entrou pela janela."

Sobre as denúncias contra o o ministro da Previdência, Romero Jucá, o presidente da Câmara disse que a responsabilidade sobre a manutenção ou não dele no ministério é do presidente Lula e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), "que foram patrocinadores da nomeação de Romero Jucá".

Em seu discurso, também criticou a venda casada de serviços do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dizendo que "é imoral, é indecente a concorrência desleal do Banco do Brasil e Caixa Econômica, que não pagam salários justos aos funcionários, que também fazem a função de corretores".

Perguntado se será candidato na próxima eleição à Câmara, disse que sempre será candidato a deputado federal, já que a Câmara é "sua praia". "A primeira vez que me elegi, dormi como suplente e acordei deputado." Severino finalizou a palestra dizendo ser "o único presidente da Câmara que está andando pelo Brasil inteiro".