Título: Força de 50 mil homens fará a segurança
Autor: Gilles Lapouge
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2005, Internacional, p. A16

PREVENÇÃO: A Indonésia vai mobilizar 50 mil policiais e soldados, incluindo atiradores de elite nos telhados, para proteger a conferência de cúpula de líderes asiáticos e africanos na próxima semana, concentrando-se particularmente em prevenir ataques terroristas. Cerca de 60 chefes de Estado de países como China, Japão, Índia, África do Sul e Nigéria participarão das reuniões Ásia-África em Jacarta e Bandung, esta na Ilha de Java. Mais de cem países foram convidados para as comemorações do 50.º aniversário da Conferência Ásia-África de 1955, em Bandung, que marcou o primeiro grande movimento de auto-afirmação do Terceiro Mundo. Naquele encontro, líderes como Sukarno da Indonésia, Chu En-lai da China e Gamal Abdel Nasser do Egito foram destaques.

O chefe da Polícia Nacional, Da'i Bachtiar disse que o problema mais sério talvez seja uma ameaça terrorista. "Isso tem que ser impedido. Já fizemos ensaios", afirmou. Nos últimos anos, militantes ligados à Al-Qaeda lançaram ataques na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo. O último foi um carro-bomba em frente da Embaixada da Austrália em Jacarta em setembro, que matou dez pessoas.

Chanceleres asiáticos e africanos se reunirão quarta-feira em Jacarta e os chefes de Estado, na sexta e sábado. No domingo haverá uma viagem nostálgica a Bandung.