Título: Tombstone: do O.K. Corrall à caça aos mexicanos
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2005, Internacional, p. A18

TOMBSTONE - Uma cidadezinha turística do Velho Oeste que vive da fama de ter presenciado o mais famoso tiroteio da história - O.K. Corrall, no qual Doc Holliday e os irmãos Virgil, Morgan e Wyatt Earp lutaram com os Clantons e os McLaurys, em outubro de 1881, Tombstone é hoje sede de um movimento antiimigração que dificilmente alterará sua reputação de capital do bangue-bangue. Mas a atitude de Chris Simcox, o líder da iniciativa - o Projeto Minuteman - é de quem está pronto para um duelo e não quer muita conversa com o inimigo. "No fim do mês, vou a Washington apresentar nosso plano ao Congresso", anunciou ele sexta-feira aos voluntários que atenderam a seu chamado e vieram de várias partes do país para vigiar um trecho da fronteira do Arizona com o México particularmente usado pelos imigrantes para entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

"Se quiser consolidar seu legado, o presidente Bush pode adotar o plano e nós até mandaremos construir uma estátua para ele", disse. "Caso contrário, vamos continuar a mobilizar e a fazer, como cidadãos, a proteção da fronteira de nosso país."

O presidente, segundo ele, é parte do problema. "Bush é um homem muito ligado aos interesses dos grandes negócios, que tem interesse em manter o sistema de escravidão criado pela imigração ilegal porque ela lhe permite pagar baixos salários e ignorar os direitos desses trabalhadores."

Embora comande um movimento no qual grupos humanitários e religiosos que trabalham com os imigrantes vêem as marcas da intolerância e do rascismo, Simcox usa linguagem que pode soar progressista. "A imigração ilegal é um componente do Nafta", disse, referindo-se ao acordo de livre comércio entre os EUA, México e Canadá. "Nós colaboramos com um processo sistemático de abuso de direitos humanos que o governo mexicano impõe a seus cidadãos mais indefesos, forçando-os a emigrar, porque os imigrantes mandam de volta US$ 15 bilhões por ano para o país."

Simcox chegou a Tombstone quatro anos atrás com um plano na cabeça.

"Como a mídia tem um papel importante, tornei-me parte dela comprando um jornal", conta ele. Um semanário formato tablóide de oito páginas com diagramação do século 19, o Tombstone Tumbleweed é antes de tudo o local onde Simcox articula e coordena as ações de seu movimento. Situada numa paralela à rua principal onde artistas revivem diariamente as cenas do O.K. Corrall para turistas, a redação é principalmente a sede do Projeto Minuteman. Simcox trabalha com ajuda de três assistentes que não se deixam fotografar, fazem mistério sobre o que fizeram no passado e têm opiniões tão fortes e definitivas quanto as do chefe. Um deles, Grey Deason, de 61 anos, descreveu a situação na fronteira como "guerra civil não declarada e uma invasão do território, diante da qual nosso país se mostra impotente e o presidente, incompetente". Segundo ele, "Bush está mais interessado em mandar nossos soldados para defender o Iraque e outros países do que a fronteira dos EUA. Ele desonra o juramento de defender o país e isso deveria ser razão suficiente para impeachment".