Título: Manual online ajuda a lidar com o problema
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2005, Vida&, p. A30

Cada organismo reage de maneira diferente às drogas, nem todos os que experimentam se tornam dependentes e tanto as substâncias "naturais" quanto as produzidas em laboratório trazem prejuízos à saúde. Não existe uma resposta única que sirva para todas as famílias que passam pelo problema, nem uma medida de comportamento a ser adotada. E, antes de falar com os filhos sobre o assunto, os pais precisam saber exatamente o que estão falando, se informar e não reproduzir mitos ou informações distorcidas. São recomendações como essas, escritas em uma linguagem didática, que constam do manual Drogas: Um Guia para Pais, escrito pelos psiquiatras Dartiu Xavier da Silveira e Evelyn Doering Silveira, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a pedido da Secretaria Nacional Anti-Drogas. O texto completo está disponível para leitura no site www.virtual.epm.br/material/proad/index.htm.

Nele, os especialistas reuniram orientações para familiares que suspeitam ou já têm certeza de que os filhos estejam envolvidos com alguma substância ilegal. A primeira recomendação é sempre o diálogo. Quando os pais não conseguem esse contato, vale pedir ajuda para algum amigo próximo, um professor que tenha a confiança do adolescente, um parente ou até mesmo um padre, no caso de famílias religiosas. É importante, também, quando a família se sentir perdida, procurar um médico ou psicólogo especializado, para entender o tipo de uso e procurar uma abordagem mais adequada para o caso.

Os psiquiatras alertam ainda que não adianta tentar exagerar os perigos da substância nem proibir contato com colegas, por exemplo. Tem mais efeito dizer que, apesar do prazer proporcionado, os riscos são muito altos, explicando como a droga age no organismo e quais são os efeitos do uso a longo prazo.