Título: Embaixador em Cuba desafia governo, e ganha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2005, Nacional, p. A4

Principal articulador da candidatura própria para o Movimento PT, o embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, empolgou ontem a militância de centro do partido em torno da escolha da deputada Maria de Rosário (PT-RS). Tilden defendeu um partido mais ético e disse que os petistas precisam mudar num eventual segundo mandato do presidente Lula.

Com um discurso inflamado, Tilden provocou a derrota do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP) - da tendência Campo Majoritário - que buscava o apoio do Movimento PT para a reeleição do atual presidente, José Genoino, pela chapa majoritária.

Por que o senhor bate tanto na questão ética no PT? Há falta de ética?

Não sou eu quem bato. Estou ouvindo em todo o canto que o partido precisa se reencontrar. Existe um sentimento generalizado de que o petista não sobe mais no palanque com a mesma tranqüilidade de antes.

O senhor quer dizer que o PT mudou no governo?

Estou olhando para o futuro. A idéia é fazer um convite a Lula para fazer uma mudança no segundo mandato. O projeto da economia está dando certo. Não estou pondo o Lula ou o governo contra a parede, mas nós podemos fazer retificações que são necessárias no segundo mandato.

A tese apresentada pelo senhor foi a vencedora no encontro e o Movimento PT lançou candidatura própria. Não teme perder o cargo de embaixador em Cuba?

Já havia um trabalho nesse sentido de tirar uma chapa para disputar a presidência do partido com o Campo Majoritário. A nossa posição é de apoio ao governo Lula, mas precisamos abrir o debate entre o partido e o governo Lula. O PT tem aprendido as coisas dentro do governo. O Lula me deu essa função depois que tinha 3 milhões de votos. Além disso, sou o quarto mais votado do partido.

Mas o senhor não teme uma represália?

Acredito que não. O próprio texto com a minha posição foi apresentado antes ao Zé (José) Dirceu (ministro chefe da Casa Civil). Essa questão da embaixada, é claro que Lula considerou antes, e sabe que sou do Movimento PT.