Título: Forças iraquianas invadem cidade
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2005, Internacional, p. A9

Forças do Iraque apoiadas por forças dos EUA invadiram ontem uma cidade perto de Bagdá, no centro do país, mas segundo a agência Reuters, não encontraram os reféns xiitas que estariam sendo ameaçados de morte por militantes sunitas. As informações sobre reféns eram conflitantes. Haidar Khayon, funcionário do Ministério da Defesa, disse que as forças iraquianas resgataram 15 famílias reféns e capturaram 5 seqüestradores. As forças cercaram a cidade de Madaen sábado e começaram a vasculhar áreas em busca dos seqüestrados, disse Qassim Dawoud, ministro da Segurança Nacional.

As forças iraquianas continuavam ontem a vasculhar a cidade, situada 20 quilômetros a sudoeste de Bagdá. Testemunhas disseram que havia bloqueios nas estradas e ninguém podia entrar ou sair de Madaen. Mas as lojas abriram e a cidade estava calma.

Três soldados dos EUA morreram e sete ficaram feridos na noite de sábado quando insurgentes dispararam morteiros contra uma base dos fuzileiros navais perto de Ramadi, 113 quilômetros a oeste de Bagdá, informaram ontem os militares americanos. Moradores disseram que dezenas de militantes armados tentaram invadir o campo Blue Diamond, mas os militares dos EUA desmentiram a informação.

O ataque elevou para 24 o número de mortos no Iraque no sábado, entre eles um soldado dos EUA cujo comboio foi atingido pela explosão de uma bomba perto de Taji, ao norte de Bagdá, e uma civil americana, um iraquiano e outro estrangeiro mortos num ataque com carro-bomba na capital. A Embaixada do EUA identificou a civil americana como Marla Ruzicka, do grupo pró-direitos humanos Civic Worldwide, de Washington. Ontem, os insurgentes mataram oito iraquianos em ataques espalhados pelo país, disse a polícia.