Título: O italiano Sodano, o 'príncipe da Igreja'
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2005, Vida&, p. A10

O cardeal italiano Angelo Sodano, 77 anos, é conhecido como o príncipe da Igreja. A justificativa está no cargo de secretário de Estado do Vaticano, ocupado por ele desde 1991 (a nomeação ocorreu apenas um dia depois de ter sido promovido a cardeal).

Sodano era de extrema confiança de João Paulo II. Foi ele o escolhido pelo papa, por exemplo, para anunciar em 2000 o terceiro segredo de Fátima. Foi também quem se manteve mais próximo de João Paulo II nos últimos meses. No domingo de Páscoa, quando o papa, debilitadíssimo, apareceu na janela para acenar aos fiéis na praça do Vaticano, Sodano leu a mensagem pascal. Na época, o cardeal americano James Francis Stafford fez a seguinte afirmação ao jornal La Repubblica: "Se eu tivesse problemas hoje, iria falar com o cardeal Sodano. Ele decidiria o que fazer."

Formado em teologia e direito canônico, o cardeal é um intelectual e é conhecido pela capacidade de articulação. Conservador, é criticado, principalmente no Chile, por não ter se distanciado o suficiente de Augusto Pinochet, quando foi núncio apostólico no país entre os anos 1977 e 1988. De acordo com especulações dos jornais da Itália, no entanto, ele já teria votos certos para ocupar o o lugar de João Paulo II, assim como o cardeal alemão Joseph Ratzinger.